terça-feira, 20 de março de 2007

Vincent Van Gogh, o mestre da pintura

O tema do meu blog é Arte no século XIX. Mas o que é Arte? Podemos dizer resumidamente, que é "criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura".
Esse tema é muito amplo, poderíamos abordá-lo de várias maneiras, sobre: esculturas; livros; cinema; teatro, enfim, sobre qualquer expressão de sentimentos. O que escolhi para desenvolver foi a pintura, particularmente as telas e a vida do artista holandês, Vincent Van Gogh.
Van Gogh nasceu em 1853, em Zundert, uma cidade próxima a Breda na província de Noord-Brabant, na Holanda. Viveu a maior parte de sua vida na França e suas obras tiveram influência decisiva no expressionismo (movimento cuja intenção do artista é recriar o mundo, e não apenas absorvê-lo, da forma que é visto). Van Gogh nasceu em uma família calvinista e estudou para ser pastor. Chegou a exercer atividade religiosa em Borinange, Bélgica, em 1879. Mas, atraído pela arte, largou tudo e se mudou para Paris. Anos mais tarde, lembrando desta época, pintou "Os comedores de batatas (1885)", tela que expressa a miséria e o sofrimento que testemunhou entre os mineiros da Bélgica. Angustiado e deprimido, van Gogh não teve seu talento reconhecido pelos contemporâneos. Pintou cerca de 800 telas e vendeu apenas uma, Vinhas Vermelhas, por 400 francos, em Arles. Foi sustentado pelo irmão Theo, que fornecia-lhe telas e tintas na tentativa de acalmá-lo.
Vincent quando esteve em Paris, ficou ligado a pintores que começavam a criar a técnica pós-impressionista, Van Gogh virou amigo de Toulouse-Lautrec e Seurat. Envolveu-se sentimentalmente com Paul Gauguin , quando se separaram, Van Gogh cortou a própria orelha, e a enviou para o amante que o abandonou. Esse acontecimento marcou o início da decadência de sua mente, que sempre revelou-se ser muito instável. Então passou a freqüentar as consultas do doutor Paul Gachet, um médico habituado a lidar com os artistas. Gachet não conseguiu melhorias no estado de espírito de Vincent, mas foi a inspiração para o conhecido "Retrato do Doutor Gachet". Em 1888, mudou-se para Arles, onde iniciou a fase das pinceladas ondulantes e do uso de amarelos, verdes e azuis intensos, característicos de suas obras famosas como Quarto de dormir em Arles (1888) e Noite estrelada (1889). Tudo o que pintou ou desenhou parecia ser dotado de muita vitalidade física e espiritual. O quadro dos "girassóis" é do ano em que ele foi para Arles; pintura que posteriormente em 1980, foi vendido por cerca de 50 milhões de dólares.

Um mês antes de sua morte Van Gogh foi morar nas proximidades da casa de seu irmão Theo, onde pintava uma tela por dia. O holandês realizou Campo de Trigo com Corvos, outra obra prima em que exprimia, de maneira contundente, toda a tristeza e a solidão de seus últimos momentos. Em maio de 1890, mudou-se para Auvers-sur-Oise e, no dia 27 de julho, deu um tiro contra o próprio peito, a bala não atingiu o coração, mas ficou presa no tórax. Dois dias depois, morreu nos braços de Theo. Suas últimas palavras com seu irmão, foram: "a tristeza durará para sempre".
Enquanto produziu, entre 1880 e 1890, foi ignorado pela crítica e pela maior parte do mundo artístico. Só virou celebridade e foi reconhecido como o gênio que era após sua morte, em 1890. Hoje, seus quadros estão entre os mais caros do mundo.
Foi construído em Amsterdã um museu em sua homenagem, onde estão expostas suas telas.
A fonte utilizada para fazer esse blog, foi:
www.wikpedia.com.br, onde procurei por informações que pudessem servir como base para este texto.


2 comentários:

Cony disse...

Achei muito interessante o assunto trabalhado no blog! Complementa o que já conhecemos sobre a arte do século XIX e apresenta curiosidades sobre Van Gogh :D, gosto muito de ler sobre arte e literatura e foi muito prazeiroso ler e poder aprender mais através do blog da Aline , minha colega de CMPA.

Camila turma 202, CMPA.

Aline Severo 201 disse...

Aline, parabéns pelo seu blog, achei de bom gosto o tema escolhido, porém muito complexo mas apesar disso você abordou com muita clareza.
TE AMO!!!!!
Assinado: Iara Severo de Assis(mãe da Aline - 201)

As mais famosas telas de Van Gogh

As mais famosas telas de Van Gogh
Quarto em Arles, Vincent Van Gogh (1988)

A Noite Estrelada, Vincent Van Gogh (1889)

Doze girassóis numa jarra, Vincent Van Gogh (1888)

Os comedores de batatas, Vincent Van Gogh (1885)

Terraço do Café à Noite, Vincent Van Gogh (1888)

A Casa Amarela, Vincent Van Gogh (1888)

Retrato do Dr. Gachet, Vincent Van Gogh(1890)

Auto-retrato com a orelha cortada, Vincent Van Gogh(1889)